Funcionamento:
O constante desengrenamento dos dentes cria uma depressão na camara de sucção, fazendo com que o fluido seja succionado. o fluido é conduzido perifericamente pelo vão das rodas dentadas, que formam câmaras fechadas com carcaça da bomba e vedações laterais. o desengrenamento expulsa o fluido do vão e o força para fora da bomba.
Materiais de Fabricação:
As bombas de engrenagens são fabricadas normalmente em ferro fundido, bronze, aço inox e outras ligas, para bombear os mais variados produtos.
Acionamento:
As bombas de engrenagens podem ser acionadas por motores eletricos, motovariadores, motores a prova de explosão, por tomada de força , etc.
Características Técnicas:
- Permitem o bombeamento de produtos de baixa e alta viscosidades, com diferentes níveis de temperaturas e acídes, sem sólidos em suspensão;
- Auto escorvante
- Podem ser equipadas com valvula de alívio;
- Vedação em gaxeta, selo mecanico ou retentor;
- Mancais em buchas ou rolamento;
- Os modelos de 1/4" a 1” possuem corpo roscado (bsp) ou (npt);
- Os modelos de 1.1/2” a 4” possuem corpo flangeado.
Dimensionamento:
Para fazermos um dimensionamento rápido e simples das bombas de engrenagens, no caso de uma condição comum de trabalho, isto é, liquidoscom viscosidade abaixo de 7500 SSU, não corrosiva e temperaturas não superiores a 200ºc, podemos seguir a sequencia de tabelas descritas abaixo. em primeiro lugar, devemos determinar a viscosidade. no caso de não possuir a viscosidade em SSU, utilize a tabela (1) para fazer a conversão necessária. em seguida, com a viscosidade, devemos determinar a velocidade recomendada através da tabela (2) . determinando a vazão desejada, a pressão de saída na bomba para seu sistema de tubulação, mais a rotação do motor selecionada anteriormente, entre na tabela (3) e especifique o modelo de bomba adequado.